A escola é um local de trabalho e para que todos possam aproveitar ao máximo, aprendendo e se desenvolvendo, é preciso que cada um contribua e se responsabilize por suas atitudes, dentro e fora da sala de aula. Registramos alguns princípios de convivência:
1. Participar das atividades escolares, sociais, cívicas ou recreativas destinadas à sua formação e promovidas pelo Estabelecimento;
2. Ser tratado com respeito pela Direção, Professores e Funcionários;
3. Utilizar-se de livros da biblioteca nos termos do regulamento interno e das normas próprias;
4. Fazer mais de uma atividade avaliativa em cada bimestre;
5. Receber provas corrigidas e boletins;
6. Receber aulas bem preparadas e ministradas;
7. Receber esclarecimento sobre suas dúvidas durante a aula;
8. Fazer opções por modalidades esportivas oferecidas;
9. Frequentar as dependências do colégio, que lhe forem destinadas, dentro dos horários fixados pela Coordenação Pedagógica;
10. Ser ouvido em suas queixas, reclamações e sugestões;
11. Receber orientação para Recuperação Paralela;
12. Receber orientações por escrito para os trabalhos.
1. Apresentar-se devidamente uniformizado;
2. Portar-se nas dependências do edifício escolar, segundo os preceitos da boa educação;
3. Estando no estabelecimento, assistir a todas as aulas e participar de todas as atividades pedagógicas promovidas;
4. Dirigir-se para as salas de aula, imediatamente após o sinal;
5. Ser assíduo e pontual;
6. Estudar diariamente e realizar todas as tarefas programadas pelos professores;
7. Concorrer para a manutenção de rigoroso asseio em todas as dependências escolares;
8. Acatar a autoridade da Direção, Coordenação, Professores e Funcionários do Estabelecimento, tratando-os com respeito;
9. Ser respeitoso e cortês para com colegas, e colaboradores da escola, independentemente de idade, sexo, raça, cor, credo, religião, origem social, nacionalidade, condição física ou emocional, deficiências, estado civil, orientação sexual ou crenças políticas;
10. Ter comportamento social adequado, concorrendo sempre para a elevação do conceito da escola;
11. Ocupar em classe o lugar que lhe foi destinado, ficando responsável pela respectiva carteira;
12. Indenizar o prejuízo quando produzir dano material ao estabelecimento ou a objetos de propriedade de colegas e funcionários;
13. Trazer a justificativa do pai ou responsável, sempre que faltar, assim como a sua assinatura nos casos exigidos;
14. Aguardar os professores em sala de aula;
15. Após o término das aulas, evitar as aglomerações diante ou nas proximidades da escola;
16. Cuidar dos objetos trazidos de casa.
17. Compartilhar com a direção da escola informações sobre questões que possam colocar em risco a saúde, a segurança e o bem-estar da comunidade escolar;
18. Manter pais ou responsáveis legais informados sobre os assuntos escolares, sobretudo sobre o progresso nos estudos, os eventos sociais e educativos previstos ou em andamento. Assegurar que recebam as comunicações a eles encaminhadas pela equipe escolar, devolvendo-as à direção em tempo hábil e com a devida ciência, sempre que for o caso.
1. Entrar ou sair da classe, durante as aulas, sem permissão do professor;
2. Ocupar-se, durante as aulas, com trabalhos estranhos às mesmas;
3. Impedir a entrada de colegas às aulas ou incitá-los à ausência coletiva;
4. Causar danos aos bens materiais dos colegas ou da escola;
5. Namorar nas dependências do colégio;
6. Não assistir as aulas, estando no estabelecimento;
7. Organizar, sem permissão da Diretoria, dentro do estabelecimento, rifas, qualquer que seja o seu fim ou delas participar;
8. Distribuir boletins informativos no recinto escolar e divulgar impressos ou jornais em que o nome da Escola, de seus Diretores, Professores ou Servidores estejam envolvidos sem prévia autorização;
9. Trazer revistas, jornais, livros ou quaisquer impressos ou objetos que possam perturbar os estudos, ou serem nocivos à moral;
10. Retirar, alterar ou adulterar cartazes, murais, avisos, boletins, etc;
11. Permanecer na sala de aula por indisciplina, após pedido do professor, que se retire do local;
12. Entrar nas dependências da escola com trajes impróprios;
13.Trazer ou usar nas dependências da escola recipientes que contenham qualquer tipo de gás, objetos cortantes, brinquedos que imitem armas de fogo, canetas laser e objetos de qualquer natureza que atentem contra a integridade física de outra pessoa;
14. Introduzir no espaço escolar pessoas que não façam parte do quadro da Instituição sem permissão;
15. Comemorar aniversários de colegas com manifestações de mau gosto, tais como jogar farinha, quebrar ovos, etc. dentro e nas imediações do colégio;
16. Portar, distribuir, vender, comprar, mostrar, ajudar a esconder qualquer tipo de droga lícita ou ilícita;
17. Manter-se no colégio depois de 17h20 sem atividade programada;
18. Ocupar-se, durante as aulas, com trabalhos estranhos às mesmas;
19. Agredir física e/ou moralmente aos colegas ou funcionários da escola;
20. Retirar, esconder ou tomar para si qualquer objeto, seja ele de valor ou não, que pertença à outra pessoa ou à Escola;
21. Promover e participar de brigas ou tomar atitudes incompatíveis com o adequado comportamento social, na frente ou nas imediações do estabelecimento;
22. Fazer uso de qualquer aparelho sonoro em horário de aula;
23. Fazer uso da Internet para denegrir a imagem da instituição, do corpo docente, de colegas ou funcionários.
Os alunos que desobedecem às Normas contidas nesse Manual estarão sujeitos às seguintes punições:
a) Advertência verbal, aplicada pelos Professores, pelas Coordenadoras e pela Direção.
b) Advertência por escrito, com registro na Ficha Individual do Aluno, aplicado pela Coordenação ou pela Orientação.
c) Advertência por escrito, com registro na Ficha Individual do Aluno e comunicação aos responsáveis, aplicada pelas Coordenações.
d) Suspensão de 1( um ) a 5 ( cinco ) dias.
e) Transferência, em casos extremos, aplicada exclusivamente pela Direção.
A cada reincidência a sanção disciplinar é agravada em pelo menos,um grau.Em alguns casos, considerados mais sérios, a suspensão poderá ser aplicada independente de advertências anteriores.
Os itens 4, 9, 10, 12, e 13 das situações de indisciplina serão motivos para aplicação de suspensão, independentemente de outras medidas anteriores, de acordo com análise da Escola.
Colaboração dos pais ou responsáveis é fundamental à obtenção dos objetivos educacionais. O CSCJ toma como pressuposto que os pais conhecem e aceitam a orientação geral e as peculiares do seu sistema educacional e administrativo.
A colaboração dos pais deverá manifestar-se em especial:
a) pelo comparecimento às reuniões convocadas pela Direção ou Coordenação Pedagógica para informações de caráter geral;
b) pelo comparecimento ao colégio a pedido da Direção, dos professores, da Coordenação ou por iniciativa própria, para tratar da situação individual do aluno sob sua responsabilidade;
c) pela participação ativa e pela cooperação em atividades extracurriculares, quando solicitadas pela Direção;
d) incutindo nos educandos a compreensão nítida da necessidade de respeito ao trabalho, ao horário, aos professores e às exigências disciplinares da escola;
e) Pela cobrança dos filhos na realização das atividades escolares, bem como no estímulo ao estudo diário;
f) Pela justificativa às faltas de seu (sua) filho (a) às aulas;
g) Pela verificação diária do uniforme e material de seu (sua) filho (a);
h) Pela leitura dos avisos e comunicados enviados pelo colégio.
1. Exigir um ensino de qualidade;
2. Receber o boletim escolar em tempo hábil;
3. Fazer críticas à coordenadora, diretora e professores;
4. Tomar conhecimento dos aspectos: disciplinar e pedagógico de seu filho.
A verdadeira educação acontece quando a integração entre escola e família existe e atua no empenho de forças e valores visando a formação dos alunos.
O aluno precisa sentir que a escola e a família falam a mesma linguagem, isto reforça a vivência dos valores que lhe são apresentados.
Para a formação do jovem é importante que sejam passadas as noções de responsabilidade e cumprimento dos seus horários. Sabemos que muitas vezes existem motivos justos que provocam atrasos no horário de chegada. Mas se esses atrasos ocorrem com frequência, isso acarretará um prejuízo no acompanhamento das aulas além de causar um certo transtorno no Colégio.
● 07h00 (início das aulas no turno da manhã);
● 13h00 (início das aulas no turno da tarde).
Os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio terão tolerância máxima de 10 minutos para entrada no CSCJ.
Aqueles que se apresentarem após esse período serão convocados a retornar para casa, salvo exceções como exames laboratoriais e consulta médica (desde que acompanhados pelo comprovante de exame ou consulta).
Entrada no 2º horário, 7h50, só será permitida quando não houver provas ou aulas no primeiro horário (8º e 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio).
Os alunos do Ensino Fundamental I serão recebidos no pátio pelas professoras, a partir do horário de entrada, onde se organizarão em filas para o posterior encaminhamento para as respectivas salas de aula. Para esses alunos, em caso de atraso, o responsável deverá se dirigir a recepção para a devida justificativa, sendo o aluno encaminhado para a sala de aula.
Os alunos da Educação Infantil serão acolhidos nas respectivas salas pelas professoras, a partir do horário de entrada. Em caso de atraso, o responsável deverá se dirigir até a recepção e será acompanhado até a sala de aula.
Crie o hábito de consultar sistematicamente o seu horário de aulas, levando para o Colégio apenas o material necessário às aulas do dia.
O uniforme é de uso diário e obrigatório desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.
a) Educação Infantil e Ensino Fundamental (1º ao 5º ano):
         ● Bermuda ou calça preta sem estampas (moletom, helanca ou tactel);
         ● Camiseta do Colégio;
         ● Tênis ou sandálias (nas cores preta ou branca). Evitar salto.
b) Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio:
         ● Bermuda /calça jeans sem estampas ou preta lisa;
         ● Camiseta do Colégio (3º ano do Ensino Médio com camiseta própria);
         ● Tênis ou sandália. Evitar salto.
c) Educação Física: Educação Infantil ao Ensino Médio
         ● Camiseta do Colégio;
         ● Bermuda preta sem estampa;
         ● Tênis.
d) Agasalho:
         ● Agasalho do CSCJ ou agasalho inteiramente preto.
Observações Importantes:
Não será permitida a entrada do estudante que não fizer uso adequado do uniforme.
Não haverá tolerância, assim cada família deve providenciar para que haja uniforme em período de chuva, por exemplo.
As famílias deverão identificar as peças do uniforme, facilitando a devolução em caso de perda ou esquecimento.
A aula é importantíssima na preparação do aluno para o conhecimento e consequente promoção. Somente se deve perder aula por um motivo realmente sério. Infelizmente vemos alunos que faltam sem justificativas coerentes, o que estará prejudicando seu desempenho escolar.
Em caso de impossibilidade de comparecimento às aulas, solicitamos o contato com a Coordenação, evitando que o aluno perca pontos em atividades avaliativas programadas para o dia.
É importante a pontualidade dos pais no final do período, evitando momentos de ansiedade, inquietação e insegurança para a criança.
A escola não se responsabiliza pelo (a) aluno (a) após o término das atividades escolares.
Turno da Manhã:
● 6º e 7º ano - 11h30
● 8º e 9º ano - 11h30 (2ª, 4ª e 6ª feira)
● 8º e 9º ano - 12h20 (3ª e 5ª feira)
● Ensino Médio - 12h20
Turno da Tarde:
● De 2ª à 6ª feira - 17h20
OBS: A volta do aluno do turno da manhã no período da tarde, será permitida somente no horário de modalidades, Educação Física, para frequência a sala de estudos (Ensino Fundamental) e plantões (Ensino Médio)
Os alunos do período da manhã poderão usar a biblioteca no período da tarde desde que sejam respeitados os regulamentos da mesma.
● 07h às 11 horas;
● 14h às 16 horas.
Os horários entre 13h e 14 horas; e entre 16h e 17 horas são reservados para aulas de leitura do turno da tarde.
As circulares enviadas à família constituem-se em documentos de comunicação e deverão ser datadas e assinadas pelos responsáveis
A escola não se responsabiliza por objetos de valor perdidos pelos alunos em suas dependências ou em atividades extra-classe; entretanto, os objetos encontrados estarão à disposição junto à coordenação do período.
O aluno que por problemas de saúde ou outros justificáveis (de acordo com a análise criteriosa da escola) poderá fazer avaliações especiais mediante o pagamento de uma taxa de R$ 15,00.
A disciplina e o respeito em sala de aula são de extrema importância para a assimilação dos assuntos estudados e para o bom relacionamento entre alunos e professores. Sempre que necessário, o CSCJ entrará em contato com os pais para um melhor acompanhamento dos alunos a fim de resolver, sempre da melhor forma, os seus problemas.
Alunos convidados a retirar-se da sala pelo professor, poderão ser suspensos das atividades do dia. Os alunos que apresentarem comportamento inadequado em sala de aula ou que deixem de cumprir atividades poderão ser convocados ao Colégio em horário extra durante a semana, para atividades pedagógicas. O não cumprimento sem prévia justificativa impossibilitará o ingresso do aluno na aula do dia útil seguinte.
O CSCJ oferece atendimento individual aos alunos com o objetivo de auxiliá-los em todas as suas necessidades, procurando a sua promoção e seu ajustamento no contexto pessoal, social e escolar e atendimento aos pais, orientando-os nas dificuldades encontradas no dia a dia.
Com o objetivo de desenvolver a cidadania nos reunimos semanalmente para cantar o Hino Nacional.
O CSCJ, sendo uma escola confessional, católica, procura fazer um trabalho de educação evangelizadora e libertadora. Dedicamos alguns minutos do nosso dia a dia escolar para juntamente com nossos alunos professar a nossa fé.
Contamos, no Ensino Fundamental, com aulas semanais de Ensino Religioso com os objetivos de proporcionar o diálogo, a fé e a cultura; estabelecer uma pastoral com metodologia participativa e libertadora; integrar a dimensão pastoral à prática pedagógica do Colégio; criar momentos fortes de proposta evangélica para a comunidade educativa.
O ambiente do Colégio deve ser de simplicidade, inclusive em sua maneira de trajar-se. Evite a ostentação e o exibicionismo e não traga para a escola objetos de valor. Se trouxer dinheiro use-o no bolso e nunca na mochila.
A Coordenadora e a Orientadora estarão sempre à disposição de todos os alunos e de suas famílias para outros esclarecimentos sobre a dinâmica de trabalho do Colégio Sagrado Coração de Jesus.
Os alunos que por alguma razão danificarem o patrimônio do Colégio (carteiras, lousas, livros, etc) ou material de seu colega de classe, poderão ser suspensos das atividades escolares e deverão repor o valor gasto na reposição do material danificado. Esta situação será comunicada aos responsáveis, assim como o valor a ser reposto.
O uniforme de educação física será exigido a partir da segunda semana de aula. A prática da Ed. Física é obrigatória, exceto para os alunos que apresentarem atestado médico. Até esta data poderão fazer aulas alunos que se apresentarem para a prática de atividade física, com vestimenta apropriada.
Será completamente proibida a participação de alunos com calça ou bermuda jeans (ou tecido similar), bem como calçando sapatos ou sandálias, sem meias, com camisas que não sejam de malhas ou tecido apropriado. Tais exigências têm como objetivo principal á diminuição de riscos de acidentes vasculares e ortopédicos durante as aulas.
A verificação do rendimento escolar, nos termos do Art. 24 da Lei 9394/96 observará os seguintes critérios:
a) Avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
b) A avaliação na Educação Infantil será feita mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento da criança, tomando como referência os objetivos estabelecidos para cada período.
c) Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I serão promovidos para o 2º ano desde que dominem as habilidades e competências previstas para o ano.
O resultado da avaliação será expresso por pontos cumulativos em quatro bimestres letivos, distribuídos da seguinte forma:
1º Bimestre - 25 pontos
2º Bimestre - 25 pontos
3º Bimestre - 25 pontos
4º Bimestre - 25 pontos
Total - 100 pontos
A recuperação da aprendizagem se dará:
a) Paralelamente, no momento em que surgirem as dificuldades;
b) Orientada pelos professores;
c) Com o retorno dos alunos para aulas de reforço.
No mês de julho, a recuperação terá o valor de 50 (cinquenta) pontos.
O aluno frequentará aulas ministradas pelos respectivos professores da(s) disciplina(s) na(s) qual(is) se encontre em recuperação e realizará uma avaliação.
A nota obtida será substituída pela nota do semestre, não podendo, porém, ultrapassar 70% (setenta por cento) dos 50(cinquenta) pontos atribuídos à primeira etapa da Recuperação Paralela. Se a nota obtida na Recuperação Paralela for inferior à nota do 1º semestre, a nota do semestre será mantida.
Ao término do 4º bimestre, havendo aluno que não atingiu 60 (sessenta) pontos na soma dos 4 bimestres, será oferecida a Recuperação Final.
O valor atribuído à Recuperação Final será de 100 (cem) pontos. O aluno terá aulas com o(s) professor(es) da(s) respectiva(a) disciplina (s) em horário especial fornecido pela Coordenação Pedagógica.
A fórmula de aprovação na Recuperação Final é:
(MA x 3 + NRF x 2)/5 = 50
MA - Média Anual (soma das notas dos quatro bimestres)
NRF - Nota da Recuperação Final
Ter-se-á como aprovado nas modalidades de Ensino Fundamental e Médio:
a) Quanto ao aproveitamento:
         ● O aluno que obtiver resultado igual ou superior a 60 (sessenta) pontos no total dos bimestres.
         ● O aluno que obtiver como média final, após a realização da Recuperação Final, o total de 50 (cinquenta) pontos.
b) Quanto à assiduidade:
         ● O aluno que obtiver 75% (setenta e cinco ) do total de horas letivas.
Será considerado reprovado, na(s) disciplina(s):
a) Aluno que após a Recuperação Final não atingir 50% (cinquenta por cento)no total de 100 (cem) pontos, ao longo do processo educativo.
b) Aluno do Ensino Fundamental II e Médio será considerado reprovado, na série (ano), quando não atingir 50% (cinquenta por cento) no total de 100(cem) pontos, em mais de 2 (duas) disciplinas.
c) Aluno do 1º ao 5º ano, 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio será considerado reprovado, na série (ano), quando não atingir 50% (cinquenta por cento) no total de 100 (cem) pontos, independente do número de disciplinas.
No Ensino Fundamental do 7º ao 9º ano e a partir do 2º ano do Ensino Médio, o aluno poderá ser matriculado com dependência em até duas disciplinas da série anterior, desde que preservada a sequência do currículo.
Parágrafo único: O aluno com dependência cumprirá a carga horária estabelecida na disciplina pelo currículo escolar, através de: aulas, entrega de trabalhos e provas orientadas pelos respectivos professores.
Não terá direito a realização de dependência o aluno que durante o término das recuperações paralelas não atingir 30% (trinta por cento) do total de 100 pontos.
O aluno terá o prazo de 06 (seis) meses para a conclusão da dependência.
A(s) avaliação (ões) e os trabalhos ficarão arquivados na secretaria.
Não haverá dependência do Ensino Fundamental para o Ensino Médio.
Com relação às avaliações serão observados os seguintes itens:
a) A comprovação de fraude implicará zero na nota da avaliação ou simulado;
b) O aluno não poderá rabiscar nem amassar a prova;
c) Provas com rasuras de borracha ou de corretivo perderão o direito à revisão;
d) Qualquer reclamação ou revisão de prova só será aceita num prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas;
Observação: Aluno que apresentar dificuldades de aprendizagem oriundas de problemas psicológicos, emocionais ou neurológicos terão assistência diferenciada, desde que apresentem relatório semestral e um laudo técnico de profissionais qualificados que acompanham o (a) aluno (a).
.
Rua José Joaquim, 36, bairro Varginha - Itajubá - MG
(35) 3621-1133
.