117 anos de história e fôlego para mais 100
Nossa história começou com a intuição de João Martinho Moye, um jovem francês, sacerdote Diocesano. Ele, pregando as missões nos arredores da cidade de Metz, ficou impressionado com o abandono em que viviam as aldeias. Começou a perguntar a si mesmo o que poderia fazer para ir ao encontro destas crianças abandonadas. Ele carregava dentro de si a experiência de um Deus que é Providência, que cuida de tudo e de todos (as).
João Martinho foi elaborando um projeto: enviar moças, como apóstolas, capazes de irem sozinhas nestas comunidades rurais onde não houvesse escolas. Ele conseguiu comunicar este seu desejo para algumas jovens que tambem se sentiram interpeladas, desejosas de dar uma resposta concreta diante de tal situação. Margarida Lecomte e mais três outras companheiras foram as primeiras jovens enviadas em missão junto destes povoados da Região da Lorena, na França.
Estas quatro jovens iniciaram um jeito novo de viver junto destas comunidades rurais, na simplicidade, na partilha, na presença junto das famílias e, sobretudo, na educação das meninas que eram menos favorecidas. é interessante ressaltar que a medida que foram vivendo junto do povo, o próprio povo foi quem lhes deu o nome: Irmãs da Providência.
Outras jovens foram se juntando a Margarida Lecomte e a semente da Providência foi se espalhando. Hoje ela se faz presente em quatro Continentes. Como no passado, a Providência do Pai se manifesta ao mundo de hoje através dos nossos gestos, atitudes, enfim nossa maneira de viver, de agir no meio onde estamos. Somos sinal da Providência de Deus na medida em que somos a boca, os ouvidos, o coração, os braços, os pés de Deus.
Façamos tudo o que depende de nós e Deus tomará conta daquilo que nos diz respeito( João Martinho Moye).
A situação na França estava muito difícil devido as leis do país que obrigavam a laicização das escolas. As Irmãs da Providência de Gap deveriam sair para América Latina.
Chegaram ao Brasil - Carmo do Rio Claro - em 1904, onde Irmã Raphael Combe (foto), Irmã Ferdinand Benquet, Irmã Marical Rachet, Irmã Eugénie Courtiés, Irmã Valérie Viguerie e Irmã Isabelle Cadays implantaram as primeiras obras.
Em 1907, as religiosas da Providência receberam duas solicitações para novas obras: Campinas e Itajubá. Chegaram a Itajubá, recebidas por autoridades políticas e religiosas, no dia 21 de junho de 1907: Irmã Raphael Combes, Irmã Du Sauveur Bacque, Irmã Maurice Larrieu, Irmã Zacharie Poirier e Irmã Marcial Rachet.
A abertura do Colégio aconteceu em uma segunda-feira, primeiro de julho de 1907. As aulas começaram com 41 alunas: turma das pequenas, com Irmã Du Sauveur. Turma das maiores com Irmã Mauricie. Desde o início, havia regime de internato e externato. As alunas foram se multiplicando.
Em dezembro de 1909, surgiu o projeto de transformação do colégio em Escola Normal. Em 1912, foram feitas reuniões com autoridades locais, sob presidência de Dr. Wenceslau Braz, então vice-presidente da República, em que se nomeou uma comissão para a compra do terreno e construção do prédio onde funcionaria a Escola Normal e o Instituo de Surdas - Mudas.
Em 24 de fevereiro de 1912, efetuou-se a compra do terreno, junto a capela Nossa Senhora dos Remédios. O prédio construído é o mesmo existente a rua José Joaquim, 36.
Em razão da escassez de Irmãs, não havendo mais contribuição significativa da França, as religiosas decidiram servir-se da colaboração de professores leigos. São eles: Dr. Salomon - Português, Pedro Guimarães - História Geral, do Brasil, Geografia e Coreografia; Dona Argentina - Costura e trabalhos e Dona Conceição Pinto - Música. Ressalta-se que, desde o início, as Irmãs da Providência contaram com as leigas e com os leigos para o trabalho comum.
Um colégio centenário, onde o cabedal histórico e a inovação tecnológica e as formas de disseminar o conhecimento estão em permanente diálogo. Um espaço privilegiado de pluralidade, de cuidado personalizado e de convivência solidária.
Assim é o Colégio Sagrado Coração de Jesus do século XXI: Mais de 110 anos de dedicação a formação completa de seus estudantes, comprometido com a construção de uma sociedade mais justa e melhor. Um sonho antigo, iniciado por Madre Maria Raphael no dia 1 de julho de 1907. Desde esta época, o CSCJ - Itajubá MG, tem marcado de forma positiva e profunda as diferentes gerações que por aqui passam.
Estudantes, famílias, ex-alunos, juntam-se aos muitos professores e funcionários; dando vida, ânimo e concretizando uma vigorosa obra educacional. Ensinamos com entusiasmo os valores construtores de um mundo mais solidário e ético. Uma verdadeira comunidade educativa que representa o esforço coletivo de formar pessoas que, onde quer que estejam, o que quer que façam, sejam sempre capazes de amar e servir.
E é assim que, de fato, se realiza nossa missão: inspirando crianças, jovens e adultos a serem agentes de libertação e evangelização.
"Visão sem ação não passa de um sonho. Ação sem visão é só um pesadelo
Visão com ação pode mudar o mundo "
O Colégio Sagrado Coração de Jesus, optando pela educação evangelizadora e libertadora, orientada por uma filosofia humanístico-cristã, tem como missão:
● Ser referência em educação, proporcionando conhecimentos científico, cultural, literário, ético e artístico;
● Construir uma comunidade educativa empenhada no desenvolvimento integral do aluno;
● Formar para o exercício da cidadania;
● Manter o crescimento da pessoa na fé, sem exclusão de qualquer opção religiosa.
Ser reconhecido na comunidade pelo trabalho e resultados alcançados através de uma gestão eficiente.
● Priorizar a capacitação de talentos humanos, respeitando o potencial de cada pessoa;
● Fazer da convivência uma experiência de fraternidade, no diálogo, na justiça, na lealdade, na honestidade, no perdão, na solidariedade, na bondade, no respeito ao outro e ao ambiente, na partilha e na simplicidade;
● Respeitar as culturas étnicas, evitando toda forma de discriminação: de gênero, raça, religião, posição política e social.
● Atendimento individualizado;
● Sistema Etapa;
● Corpo docente altamente qualificado;
● Instalação com infraestrutura adequada a cada faixa etária;
● Integração com a família;
● Valores.
Formação em Licenciatura de História e Bacharel em Direito. Ingressou na escola em 1987 como professor. Desde 2020 passou para o quadro administrativo como vice-diretor e em 2023 assumiu a função de Diretor. Concursado na rede pública, trabalhou até aposentar. Possui especialização em Metodologia do Ensino de História e no Direito do Trabalho. Sempre envolvido nos projetos pedagógicos do Colégio, seguindo o lema de João Martinho Moye: “Nada é mais importante que a Educação da infância e da juventude”.
Graduada em Gestão de Recursos Humanos e Processos Gerais. Pós Graduada em Gestão e Organização da Escola/Direção Escolar. Iniciou suas atividades nesta Instituição de Ensino em 1990 como auxiliar de tesouraria. Foram muitos anos de partilha e aprendizado, e em 2009, foi indicada para o cargo de Tesoureira, ficando até 2010, quando assumiu a Gerência Administrativa da escola. A Missão, os valores e o carisma das Irmãs da Providência de Gap sempre nortearam a sua trajetória de muito profissionalismo e dedicação. Atualmente ocupa o cargo de Diretora Administrativa nesta Instituição de Ensino.
Possui formação em Letras. Posteriormente, especializou-se em Docência do Ensino Superior. Já atuou como professora nos segmentos de Ensino Fundamental Anos Iniciais, Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio, Curso Técnico e Cursinho Pré-Vestibular. Foi revisora de Redação do ENEM. Trabalha como professora há 16 anos e também tem experiência em supervisão escolar. Iniciou sua trajetória no Colégio Sagrado Coração de Jesus em 2014, como professora de Língua Portuguesa e Portuguesa e Redação. No ano de 2023, assumiu a Vice-Direção do colégio, atuando ainda como professora do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. Michele acredita na educação e no potencial que ela tem de transformação social e cultural, sendo um dos mais importantes pilares para a construção de um mundo melhor.
Possui formação Inicial em Matemática-Licenciatura e posteriormente em Pedagogia e possui Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (MPEC). Iniciou os trabalhos no Colégio Sagrado Coração de Jesus no ano de 2009 como professora de Matemática no 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, depois lecionou no Ensino Fundamental Anos Finais como professora de Física e Matemática. Iniciou na coordenação no ano de 2021 no segmento da Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais e em 2023 assumiu a coordenação do Ensino Médio.
Foi coordenadora do Ensino Médio por 3 anos. É graduada em História, também com formação em Magistério, atuou por 12 anos na Educação Infantil e por 8 anos no Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino médio, com as disciplinas de História, Geografia, Atualidades, Filosofia e Sociologia. Andréia também tem Pós-Graduação em Qualidade na Educação Infantil e em Educação e Autismo. Além disso, também tem Mestrado em Educação. Andréia é ex-aluna do Colégio Sagrado Coração de Jesus, onde passou toda a sua infância e juventude. Possui, portanto, uma forte identificação com o colégio, que sempre foi a extensão de sua casa, e com a filosofia das irmãs, pois vivenciou isso durante toda a sua vida.
Formada em Pedagogia pela Faculdade de Ensino e Pesquisa de Itajubá (FEPI). Pós graduada em Ludopedagogia e Psicomotricidade pela CENSUPEG. Está no Colégio há mais de 10 anos. Atuou como professora alfabetizadora no 1° ano por um bom tempo , processo esse que a encantou ainda mais no desenvolvimento de ensino/aprendizagem. Desde 2021 passou para o quadro administrativo como Coordenadora Pedagógica. Atualmente está com a coordenação da Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais. Acredita no desenvolvimento integral do aluno, levando-o a compreender que o mesmo é capaz de superar seus desafios e obstáculos mediante as intervenções necessárias e pertinentes do professor e da escola. Como diria Emilia Ferreiro: “Um dos maiores danos que se pode causar a uma criança é levá-la a perder a confiança na sua própria capacidade de pensar”.
O CSCJ conta com o apoio pedagógico do Sistema Didático Etapa que produz uma linha completa de material didático para seus parceiros.
O material fornece um conteúdo ideal para que o aluno obtenha uma formação sólida e consistente, com amplo conhecimento acerca de todas as áreas de ensino.
O Sistema Didático Etapa trabalha com o chamado "ensino em espiral". Ou seja, os conceitos são introduzidos desde o início do ensino e, na seqüência dos anos, são retomados, sempre ampliando sua compreensão. Assim, o aluno está constantemente revisando e aprofundando os conteúdos e reforçando suas competências e habilidades, garantindo um aprendizado real e vitalício.
O Sistema Didático Etapa oferece, desde o Ensino Fundamental I, programação completa, com profundidade, atualização e abrangência. Os professores recebem orientação, apoio e um material que traz tudo para construir uma base sólida para o Ensino Médio. O CSCJ, ao tornar-se parceiro do Sistema Didático Etapa, tornou-se parceiro de uma história de sucessos e de excelentes resultados nos vestibulares.
.
Rua José Joaquim, 36, bairro Varginha - Itajubá - MG
(35) 3621-1133
.